Segunda-feira, 21 de setembro- RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


O Tribunal Superior do Trabalho aprova reajuste de 2,6% e ordena o fim da greve dos Correios. Só uma parte dos médicos peritos do INSS voltam ao trabalho, mas milhares de cidadãos continuam sem atendimento. O senador Flávio Bolsonaro não comparece à acareação com o empresário Paulo Marinho. E a chuva ameniza os efeitos dos incêndios no Pantanal e no Cerrado, em Mato Grosso do Sul.

Greve dos Correios

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou um reajuste de 2,6% para os funcionários dos Correios e ordenou que os trabalhadores retomem as atividades a partir desta terça-feira. Os funcionários estão em greve desde o dia 17 de agosto, e agora estão sujeitos à multa de R$ 100 mil por dia se descumprirem a decisão. A categoria fará assembleia para definir o fim da greve amanhã.

O Tribunal Superior do Trabalho aprova reajuste de 2,6% e ordena o fim da greve dos Correios

Espera no INSS

Uma semana após o INSS retomar os atendimentos presenciais em parte de suas agências, a queda de braço entre governo e os médicos peritos continua deixando a maioria dos segurados sem atendimento.

De acordo com a Secretaria de Previdência, 149 profissionais retornaram ao trabalho e fizeram 1.376 exames em 57 das 100 agências abertas. O governo esperava o retorno de 486 profissionais. Foram realizados 1.376 exames dos cerca de 1,5 milhão de processos que estão na fila.

  • Peritos fazem vistoria independente para decidir retorno

Dados da Covid

Cinco estados registram aumento da média móvel de mortes. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rondônia e Rio Grande do Norte. Foram confirmadas 455 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 137.350 óbitos desde o começo da pandemia.

  • Estudo sugere que dengue pode dar alguma imunidade contra a Covid
  • Espanha restringe circulação em Madri para conter 2ª onda de Covid

Devastação da floresta

A chuva que caiu no fim de semana no Pantanal e no Cerrado sul-mato-grossense somada à força-tarefa de bombeiros, brigadistas do Ibama e ICMBio ajudaram a reduzir os focos de incêndio nestas regiões. Mas o governo estadual de Mato Grosso do Sul diz que a situação ainda é de alerta. A chuva não chegou às áreas que estão em chamas em Mato Grosso.

  • Heleno diz que críticas de países sobre Amazônia são para derrubar Bolsonaro
  • Quem tem mandato não pode ‘negligenciar’ preservação ambiental, diz Maia

Em uma audiência pública do Supremo Tribunal Federal para debater ações que questionam medidas do governo em relação ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que ‘aqueles que ocupam cargos públicos não têm a opção de negligenciar’ a obrigação de preservar o meio ambiente.

Witzel investigado

O Ministério Público Federal encontrou indícios de que o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), cobrava um percentual de 10% para repassar verbas do Fundo Estadual de Saúde a sete municípios do estado. O possível esquema de corrupção foi revelado, segundo o MPF, em colaboração premiada do empresário Edson Torres, que também afirmou que o dinheiro ia para o Pastor Everaldo, preso em agosto.

  • TRE tem maioria por inelegibilidade de Crivella, mas desembargador pede vista e adia decisão

Sem frente a frente

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) não compareceu a acareação com o empresário Paulo Marinho marcada nesta segunda. O encontro faria parte da investigação que apura o vazamento de dados da Operação Furna da Onça, em 2018.

O advogado do senador informou à GloboNews que ele está no Amazonas em agenda oficial, e pediu remarcação para 5 de outubro. Hoje, na hora da acareação, Flávio postou foto em um programa de TV. O Ministério Público Federal marcou a acareação porque considera que um dos dois mentiu em depoimento sobre suposto vazamento da operação, que investiga corrupção na Alerj.

Discriminação

Estamos em 2020, mas um estudante de psicologia foi barrado ao entrar em um supermercado, em Salvador (BA), por usar um short curto. Marcos Pascoal (foto), de 25 anos, denunciou o caso nas redes sociais. Ao G1, disse que um funcionário afirmou que ‘homem não pode usar isso’. Uma amiga gravou a ação (assista ao vídeo). O estabelecimento disse que o fato ocorrido é ‘inadmissível’.

Ação afirmativa

Nota de apoio do Movimento Ar ao programa da Magazine Luiza  — Foto: Reprodução/Instagram

Nota de apoio do Movimento Ar ao programa da Magazine Luiza — Foto: Reprodução/Instagram

Escritores, personalidades e instituições ligadas ao movimento negro manifestaram apoio após o varejista Magazine Luiza anunciar, na última sexta-feira (18), que o programa de trainees de 2021 aceitará apenas candidatos negros. “É um esforço republicano de fortalecimento da democracia, combate às desigualdades e, sobretudo, valorização da dignidade humana”, afirmou o O Movimento Ar.

Prêmio da TV

Jennifer Anniston e Jimmy Kimmel foram alguns dos poucos que apareceram presencialmente no Emmy 2020 — Foto: The Television Academy e ABC Entertainment/AP

Jennifer Anniston e Jimmy Kimmel foram alguns dos poucos que apareceram presencialmente no Emmy 2020 — Foto: The Television Academy e ABC Entertainment/AP

O Emmy surpreendeu com uma cerimônia virtual bem divertida na noite deste domingo (20). As séries ‘Watchmen’, ‘Schitt’s Creek’, ‘Succession’ e ‘The Mandalorian’ foram as principais vencedoras. Além dos discursos de vitória, teve um reencontro parcial de Friends, uma comemoração incrível de Zendaya e sua família, e um teste de Covid ao vivo. Veja curiosidades e a lista dos premiados.

  • CLÁUDIA CROITOR: Afinal, teremos todos que ver ‘Schitt’s Creek’?
  • Zendaya se torna a vencedora mais jovem de um Emmy de melhor atriz de série de drama

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

EDIÇÃO COMPLETA

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo 

www.foconapolitica.com.br