Sexta-feira, 18 de setembro – RESUMO DO DIA- ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, escolhidos pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


Avião com Bolsonaro arremete em Mato Grosso por causa da fumaça de queimadas no Pantanal. O governo convoca médicos peritos de agências do INSS para retorno imediato ao trabalho. No Brasil e ao lado de Ernesto Araújo, secretário de Trump diz que vai tirar Maduro da Venezuela. E tem aniversariante especial: a televisão brasileira completa 70 anos.

Voo com Bolsonaro arremete

A fumaça dos incêndios no Pantanal atrapalhou a aterrissagem do avião de Jair Bolsonaro no aeroporto de Sinop, em Mato Grosso, nesta sexta. O piloto precisou arremeter por falta de visibilidade. O presidente minimizou o impacto das chamas. Ele disse que há ‘alguns focos de incêndio pelo Brasil’ e que ‘isso acontece ao longo dos anos’. O bioma brasileiro enfrenta uma onda recorde de queimadas, e a fumaça já chegou a outras regiões do país.

Também nesta sexta, depois de ter tido acesso a um novo relatório sobre desmatamento no Brasil, o governo da França reiterou oposição ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. O vice-presidente Hamilton Mourão reagiu, e afirmou que a Guiana Francesa — departamento ultramarino que a França possui na América do Sul — também tem registros de desmatamento e mineração ilegal.

  • NATUZA NERY: ‘Governo está mais preocupado com guerra de comunicação’
  • VALDO CRUZ: ‘O presidente sentiu na própria pele os efeitos das queimadas’
  • Pantanal, Amazônia, Califórnia, Austrália: incêndios florestais se alastram

Secretário de Trump

Em visita ao Brasil, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, fez críticas ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e afirmou: ‘Vamos tirá-lo de lá’. O americano se encontrou com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em Boa Vista (RR). É o terceiro país que faz fronteira com a Venezuela que Pompeo visita.

Ele esteve nas instalações da Operação Acolhida, força-tarefa humanitária que coordena abrigos e processos de interiorização de venezuelanos que entram no Brasil por Roraima. Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a visita do secretário de Trump no local às vésperas da eleição presidencial nos Estados Unidos não ‘condiz com a boa prática diplomática internacional’ e ‘afronta as políticas brasileiras externa e de defesa’.

  • SANDRA COHEN: a visita estratégica de Pompeo a Roraima

Moro intimado

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, foi intimado pela Polícia Federal a depor como testemunha no inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal sobre atos antidemocráticos. O inquérito, que tramita em segredo de Justiça, apura a organização e o financiamento de manifestações que defenderam o fechamento do Congresso Nacional e do STF.

Na quinta, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) prestou depoimento e disse que não tem qualquer relação com a criação ou a divulgação de conteúdos antidemocráticos. E também negou que use robôs para impulsionar a divulgação de informações em redes sociais.

Aniversariante do dia 🎂

Televisão completa 70 anos no Brasil em 18 de setembro — Foto: Arte/G1

Televisão completa 70 anos no Brasil em 18 de setembro — Foto: Arte/G1

A televisão completa 70 anos no Brasil nesta sexta. Em 18 de setembro de 1950, a mensagem ‘Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil’ anunciava a primeira transmissão brasileira, pela TV Tupi.

  • 70 fotos dos 70 anos da TV no Brasil

Tudo começou com a imagem em preto e branco, e trouxe entretenimento, novelas, música e jornalismo. Uma infinidade de histórias que seguem evoluindo. O G1 preparou uma lista para relembrar as inovações da TV ao longo dessas sete décadas.

  • VÍDEOS: o homem na Lua e mais cenas marcantes da TV
  • Navegue pelas 7 décadas da TV e reveja grandes momentos
  • Globo Repórter vai contar trajetória da telinha em 2 programas
  • ‘Aqui morreu Odete’: estúdio onde cena foi gravada virou redação do JN

Queda de braço

O Brasil tem mais de 1,5 milhão de pessoas na fila do INSS, e mais da metade precisam de perícia para regularizar o benefício. Nesta sexta, o governo convocou os peritos para retorno imediato ao trabalho. ‘Quem não voltar estará sujeito às legislações funcionais’, disse o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, em entrevista à GloboNews. Já a Associação Nacional dos Médicos Peritos afirmou que fará inspeções por conta própria nas agências consideradas aptas pelo instituto a partir da próxima segunda (21). ‘Não é questão política, é sanitária’, declarou o presidente da ANMP.

Dados da Covid

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 826 vítimas da Covid, e agora o total chega a 135.857. Com isso, a média móvel de novas mortes no país nos últimos 7 dias foi de 769, e segue em estabilidade. Dois estados apresentaram alta de óbitos: Rio de Janeiro e Pernambuco. Veja os dados do seu estado.

  • Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo, é o 9º ministro diagnosticado com Covid
  • Teste de vacina americana no Brasil pode dobrar nº de voluntários
  • Governo de SP mantém plano de volta às aulas no dia 7; cada prefeito decide
  • Prefeitura do Rio libera torcida nos estádios; 1° jogo será no dia 4

Flordelis monitorada

A deputada federal Flordelis (PSD-RJ) terá que usar tornozeleira eletrônica e ficar em recolhimento domiciliar das 23h às 6h por determinação da Justiça do Rio de Janeiro. Flordelis e os filhos são réus em processo sobre a morte do marido dela, pastor Anderson do Carmo, assassinado em junho de 2019. A deputada é acusada de ser a mandante do crime, mas não pode ser presa em razão de sua imunidade parlamentar.

Guedes condenado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi condenado pela Justiça Federal a pagar R$ 50 mil ao Sindicato dos Policiais Federais da Bahia por comparar funcionários públicos a ‘parasitas’. A declaração do ministro foi em fevereiro, quando comentou as reformas administrativas pretendidas pelo governo federal. Em nota, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que vai apresentar o recurso cabível.

Seus dados

A Lei Geral de Proteção de Dados — que tem como objetivo proteger a privacidade e criar regras para a utilização de informações pessoais por empresas públicas e privadas — entrou em vigor nesta sexta. Mesmo com a vigência da LGPD, as penalidades pelo descumprimento só passarão a ser aplicadas em agosto de 2021. Afinal, o que muda para o cidadão? O G1 ouviu especialistas para responder as questões mais importantes sobre a nova lei; veja aqui.

Conteúdo revisado

Anitta e Luísa Sonza criticaram significado das palavras "patroa" e "mulher-solteira" que apareciam no Google — Foto: Reprodução/Instagram/TwitterAnitta e Luísa Sonza criticaram significado das palavras “patroa” e “mulher-solteira” que apareciam no Google — Foto: Reprodução/Instagram/Twitter

‘Mulher do patrão’ ou ‘dona de casa’ eram os significados da palavra ‘patroa’ no Google. E a busca por ‘mulher solteira’ resultava em termos como ‘prostituta, meretriz’. As cantoras Anitta e Luísa Sonza foram às redes sociais reclamar e a empresa mudou as definições. Segundo o Google, o conteúdo é fornecido pela Oxford Languages. O dicionário considerou que, do modo que estavam, os termos ‘não refletiam mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros’.

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC BrasilChamada_11_do_Curso_Abracam_Setembro_2020.JPG

www.abracambrasil.org.br

E mais...

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

EDIÇÃO COMPLETA

www.foconapolitica.com.br