Quinta-feira, 17 de setembro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, escolhidos pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

Ministro Marco Aurélio suspende o inquérito que apura suposta interferência de Bolsonaro na PF até que o plenário do STF decida se o presidente deve depor pessoalmente. O procurador-geral, Augusto Aras, é a 6ª autoridade a confirmar Covid após a posse de Luiz Fux no Supremo. Em 16 dias, queimadas no Pantanal batem recorde para todo o mês de setembro. Enquanto isso, o presidente diz que o Brasil ‘está de parabéns’ por preservar o meio ambiente. E a fome avança no país.

Presidente investigado

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, suspendeu o inquérito que apura se Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. A medida vale até que o plenário do Supremo decida se o presidente deve prestar depoimento presencialmente ou não.

O presidente foi intimado ontem pela PF para ser ouvido na semana que vem, e o governo entrou com recurso pedindo que as perguntas fossem feitas por escrito. O recurso da AGU foi analisado por Marco Aurélio porque o relator do caso, Celso de Mello, está de licença até o dia 26.

A investigação aberta em maio tem como base acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. O presidente nega ingerência na PF.

Impeachment no RJ

Por unanimidade, a comissão da Assembleia Legislativa do RJ aprovou o parecer pela continuidade do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). Ele é investigado por suspeitas de corrupção em contratos públicos na saúde. Nas redes sociais, Witzel disse que que sofre ‘linchamento político’ e que recebe a decisão da Alerj ‘com respeito e tranquilidade.

Já o prefeito Marcelo Crivella escapou mais uma vez da abertura de processo contra ele, na Câmara do Rio. Por 24 a 20, os vereadores negaram o pedido de impeachment baseado nas investigações sobre o ‘QG da Propina’, um esquema de corrupção que, segundo o Ministério Público, Crivella protagoniza.

Chamas avançam

O Pantanal tem o maior número de queimadas da história para um mês de setembro. Foram 5.603 focos de incêndio detectados em apenas 16 dias, contra 5.498 registrados no mês inteiro de setembro em 2007, que era o recorde anterior, segundo o Inpe.

Em meio a dados impressionantes da situação das queimadas, Bolsonaro disse hoje que o Brasil ‘está de parabéns’ pela forma como preserva o meio ambiente. Um relatório do Observatório do Clima aponta que nem 1% da verba destinada à preservação foi usada neste ano.

Coronavírus no poder

O procurador-geral da República, Augusto Aras, é a 6ª autoridade a contrair a Covid-19 após a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na semana passada. Antes dele, tiveram exames que confirmaram a infecção o próprio Fux, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro. A assessoria da PGR informou que Aras ‘passa bem e está em isolamento, despachando remotamente’.

Panorama da Covid

O mundo chegou à marca de 30 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, dos EUA. No Brasil, são mais de 4,4 milhões de diagnósticos de Covid-19, e o número de mortes passa de 135 mil. Nas últimas 24 horas, o país registrou 857 óbitos. Veja os dados detalhados por estado e município.

Fome no Brasil

Em 5 anos, o país registrou mais três milhões de de pessoas em situação de fome. Segundo o IBGE, cerca de 10,3 milhões de brasileiros vivem nessa condição.

De acordo com a pesquisa, 63,3% dos domicílios têm a chamada segurança alimentar — acesso pleno e regular aos alimentos de qualidade — em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Esse é o menor patamar em 15 anos. O levantamento foi feito entre junho de 2017 e julho de 2018.

Cemitério de carros

Carros aparecem em lago de pedreira em Salto de Pirapora — Foto:  Germano Schonfelder/Arquivo PessoalCarros aparecem em lago de pedreira em Salto de Pirapora — Foto: Germano Schonfelder/Arquivo Pessoal

A Polícia Civil investiga se os 15 carros encontrados no lago de uma antiga pedreira em Salto de Pirapora (SP) foram desovados no local para dar golpe em seguradoras. Os veículos, que ainda vão passar por perícia, foram descobertos após o nível da água diminuir por conta da estiagem e da captação para abastecimento de três cidades da região. Veja fotos.

Mundinho Now United

Now United — Foto: Editoria de Arte/G1Now United — Foto: Editoria de Arte/G1

O Now United tem um número de integrantes maior do que a idade de grande parte de seus fãs. Quem não conhece o som do grupo formado por 15 cantores de 15 países diferentes, das Filipinas à Finlândia, precisa bater um papo com um primo ou sobrinha de 12, 13 anos…

G1 explica o “mundinho Now United” com podcast, textos, vídeos e artes para decifrar os sons, os movimentos e os números por trás do grupo. Confira o especial.

 

www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

EDIÇÃO COMPLETA

www.foconapolitica.com.br