18 de março, quarta-feira - Os destaques do dia que a ABRACAM selecionou para você
18 de março, quarta-feira - Os destaques do dia que a ABRACAM selecionou para você
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
Bolsonaro é alvo de panelaços após repetir que há 'histeria' nas reações à crise do coronavírus, e o presidente diz que 2º teste deu negativo para a Covid-19. O governo pede ao Congresso que reconheça estado de calamidade; o objetivo é liberar gastos acima do orçamento. Após confirmar a 1ª morte pelo coronavírus, SP investiga outras 4 vítimas. No RJ, idoso com suspeita da infecção morre em hospital de Niterói. Leia as últimas notícias sobre a pandemia:
Panelaços
Cidades brasileiras registram panelaços contra o presidente Bolsonaro
As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e o Distrito Federal registraram panelaços na noite de ontem contra Jair Bolsonaro. Além de bater panelas, as pessoas gritavam "fora, Bolsonaro". Os protestos ocorreram depois de o presidente falar, mais de uma vez, em "histeria" em relação ao novo coronavírus e dizer que ações de governadores sobre isolamento prejudicam a economia.
Estado de calamidade
Governo pede ao Congresso que reconheça estado de calamidade pública.
O governo pedirá ao Congresso Nacional para reconhecer estado de calamidade pública em razão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Presidência, se for reconhecido o estado de calamidade, a União não precisará cumprir a meta fiscal prevista para 2020. O orçamento deste ano, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, admite déficit fiscal de até R$ 124,1 bilhões nas contas públicas.
"Em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o governo federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de estado de calamidade pública", informou a Secretaria de Comunicação.
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informaram que apoiarão o pedido.
Teste negativo
O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Adriano Machado / Reuters
Na Itália, com mais de 2.500 mortes e 31 mil doentes, o governo decidiu antecipar a formatura de médicos. O sistema de saúde no norte do país está em colapso.
A chanceler alemã Angela Merkel anunciou que a União Europeia irá fechar por 30 dias as fronteiras internas e externas do bloco para todos os países do mundo. A medida afeta pelo menos 26 países europeus.
A China deu o aval para que pesquisadores iniciem testes de segurança em humanos de uma vacina experimental contra o novo coronavírus, em meio à corrida para desenvolver uma imunização contra a Covid-19.
Norwegian Jewel, navio de cruzeiro recusado em quatro países da Oceania em meio às medidas contra o novo coronavírus — Foto: Reprodução / Norwegian Cruise Line
Brasileiros a bordo do navio Norwegian Jewel ainda aguardam uma definição sobre como conseguirão voltar para casa. Após partir da Austrália no fim de fevereiro, a embarcação foi recusada em quatro países no Pacífico Sul por causa das medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus.
A empresa responsável pelo cruzeiro definiu que a viagem seguirá para o Havaí, arquipélago pertencente aos Estados Unidos. O problema é que nem todos têm visto norte-americano, o que dificultaria a volta ao Brasil. Entenda o drama dos brasileiros.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reunirá nesta quarta-feira e, diante da crise provocada na economia pelo novo coronavírus, os analistas do mercado financeiro preveem que haverá um novo corte na taxa básica de juros. A Selic está em 4,25% ao ano, o menor percentual desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação.
Eleições nos EUA
Joe Biden deve vencer eleições primárias na Flórida e Illinois
Joe Biden lidera com ampla vantagem sobre Bernie Sanders as primárias democratas de ontem na Flórida e em Illinois. O ex-vice-presidente dos Estados Unidos também largou na frente no Arizona, mas com menor diferença.
Mega-Sena
AAposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt / G1
A Associação Brasileira da Câmaras Municipais, foi fundada em 1999 e há vários anos faz inúmeras ações que buscam dar capacidade e qualificação aos vereadores para que exerçam suas funções da melhor maneira possível.
Newsletter
Contato
Setor comercial sul Quadra 6- Venâncio shopping, torre B50, salas 721/723 - Brasília/DF - CEP: 73.333-900
Tel.: (61) 3322-0499 - Cel.: (61) 98111-0460
assessoria@abracambrasil.org.br
61 9350 5746 Atendimento aos candidatos Concursos Públicos por Whatsapp