18 de junho, sexta-feira -DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

Praticando_a_vereança_-baixa_resol.JPG
SAIBA MAIS… 
www.abracambrasil.org.br/eventos


 N  O  T  Í  C  I  A  S 

Busca na Justiça por leito de UTI aumenta quatro vezes em três meses, enquanto o Brasil se aproxima de 500 mil mortes por Covid. São Paulo libera "xepa da vacina" para população acima de 18. Senado aprova MP da Eletrobras. CPI da Covid divulga lista com novos investigados. O 10º dia da fuga de Lázaro. Por que a bolsa de valores bate recordes? As faces da maquiadora que se transforma em celebridades. E a agenda de lives do fim de semana.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Busca por leitos de UTI

A busca na Justiça por um leito de UTI aumentou quatro vezes nos últimos três meses, muito por conta da segunda onda da pandemia no Brasil. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 em todo o país, que reflete a situação caótica do sistema de saúde. Entre os estados com os maiores números de ações registradas estão Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo especialistas consultados pela reportagem, em muitos casos a Justiça pode até decidir a favor do paciente, mas não há vagas disponíveis, já que a situação é considerada "crítica" em 18 estados e no DF, segundo dados da Fiocruz. Por isso, defendem que o Ministério da Saúde precisa ajudar estados na abertura de novos leitos e criar critérios de priorização transparentes, além de discutir uma fila única, juntando os sistemas público e privado.

Números da pandemia

Ontem, o Brasil ultrapassou 496 mil mortes por Covid. Uma má notícia: após 2 meses de estabilidade, a curva de mortes voltou indicar tendência de alta. E uma boa notícia: pela 1ª vez, foram aplicadas no país mais de 2 milhões de doses de vacina num único dia. Até agora, 11,7% tomaram as duas doses.

E a vacina da Janssen? O Ministério da Saúde diz agora que o lote com 3 milhões de doses que virá dos EUA não chegará nesta semana, como se previa. E nem há data confirmada. Essas doses perderiam a validade no fim deste mês, mas a Anvisa aprovou a prorrogação do prazo até agosto.

E um estudo aponta tendência de queda proporcional de mortalidade em idosos com mais de 70 anos com o avançar da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Entenda a pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Sul do Rio Grande do Sul, e da Universidade Harvard, dos Estados Unidos.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Xepa da vacina

A partir de hoje, pessoas acima de 18 anos sem comorbidades podem incluir o nome na lista de espera da vacina nas UBSs da cidade de São Paulo. Para guardar um lugar na "xepa", é preciso levar documento com foto, carteirinha do SUS e comprovante de endereço. A inclusão deve ser feita pessoalmente, mas algumas unidades fazem o processo por telefone.  A capital paulista também inicia a vacinação de pessoas com 52 e 53 anos.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Eletrobras

O Senado aprovou a medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Mas o texto deve voltar à Câmara dos Deputados, já que houve modificações pelos senadores. A votação está prevista para a próxima segunda (21), um dia antes de a MP perder validade.

'Jabutis': os senadores mantiveram a maior parte dos "jabutis" incluídos pelos deputados e acrescentaram outros. No jargão do Congresso, "jabuti" é um trecho sem relação com o objeto original da proposta. Para entidades do setor elétrico, essas mudanças devem deixar mais cara a conta de luz. 

Hora de investir na bolsa de valores?

Junho já é considerado o mês mais intenso do semestre na bolsa de valores brasileira, a B3. Neste mês, ela alcançou os 130 mil pontos, bateu novos recordes e chegou a acumular oito altas consecutivas até o dia 7 — na maior série de ganhos desde 2018. Isso, apenas três meses após recuar a 110 mil pontos por conta da insegurança do mercado com a segunda onda da Covid-19 no país. Mas por que a bolsa bate recordes em meio à crise? Entenda os motivos e avalie se é hora de investir.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Atos antidemocráticos

A Procuradoria-Geral da República (PGR) voltou a pedir ao STF o arquivamento da investigação sobre o envolvimento de deputados bolsonaristas com o financiamento de atos antidemocráticos. O vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros, afirmou que "não se pode prolongar investigações sabidamente infrutíferas". A PF havia proposto aprofundar a apuração. A PGR entende, no entanto, que o caso poderia seguir na primeira instância da Justiça porque não há conexão clara com pessoas de foro privilegiado. Esta reportagem publicada no dia 6 explica o que está em jogo e conta quem são os investigados. A decisão sobre o arquivamento ou não cabe ao ministro Alexandre de Moraes.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

CPI

O dia promete ser quente na CPI da Covid. O relator Renan Calheiros (MDB-AL) deve divulgar a lista de testemunhas que passarão à condição de investigados. Segundo o colunista Valdo Cruz, são pelo menos 12 nomes, entre eles o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.  A mudança de status permite aprofundar medidas para investigá-los, como quebras de sigilos e operações de busca e apreensão. A comissão também votará requerimentos de convocação e tem marcados os depoimentos de dois médicos defensores da cloroquina, remédio ineficaz contra a Covid.

Carlos Wizard: o empresário bilionário apontado como integrante do "gabinete paralelo" que orientou Bolsonaro na pandemia não apareceu para depor ontem, e agora o presidente da CPI vai pedir a condução coercitiva.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Fuga de Lázaro

VÍDEO: Quem é Lázaro Barbosa, fugitivo procurado por mais de 200 agentes

VÍDEO: Quem é Lázaro Barbosa, fugitivo procurado por mais de 200 agentes - https://g1.globo.com/go/goias/video/video-quem-e-lazaro-barbosa-fugitivo-procurado-por-mais-de-200-agentes-9612699.ghtml

A polícia entra hoje no 10º dia de buscas por Lázaro Barbosa, suspeito de cometer uma chacina em Ceilândia, no DF. Após fugir de mais um tiroteio, Lázaro pode estar ferido, segundo as autoridades. Ele conseguiu escapar pela mata em Cocalzinho de Goiás, mas o secretário de Segurança de Goiás, Rodney Miranda disse que um cão farejador encontrou um pano ensanguentado durante as buscas.

A Força Nacional agora reforça a operação. Durante a fuga, Lázaro já roubou dois veículos, invadiu uma fazenda, fez duas famílias reféns e baleou pelo menos 3 pessoas.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Racismo no Leblon

Acusado injustamente por um casal de ter furtado uma bicicleta no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o professor de surfe Matheus Ribeiro disse que gostaria que a lei brasileira considerasse seu caso como crime de racismo. No entanto, a delegada do caso entende que, como não houve comentários pejorativos em relação à raça, Tomás Oliveira e Mariana Spinelli não podem responder por injúria racial, e sim por calúnia.

"A gente sabe que se eu fosse um jovem branco eu não seria parado daquela forma. Então eu acho que o que tem que mudar é o jeito de a gente olhar esses casos, esses fatos", disse Matheus.

O suspeito de furtar a bicicleta é um homem branco e foi preso. Igor Pinheiro tem 28 passagens pela polícia e mora em Botafogo. Ele foi reconhecido por um segurança do Shopping Leblon e flagrado em vídeo chegando em casa com a bicicleta. 

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

VÍDEO: Veja momento em que suspeito de furtar bicicleta no Leblon chega em casa

Nas alturas

Prédio mais alto de São Paulo tem 172 metros e é o primeiro a carregar o título e não estar localizado na região central. Edifício fica no Tatuapé, na Zona Leste da cidade. — Foto: Giaccomo Vocio/G1

Prédio mais alto de São Paulo tem 172 metros e é o primeiro a carregar o título e não estar localizado na região central. Edifício fica no Tatuapé, na Zona Leste da cidade. — Foto: Giaccomo Vocio/G1

G1 subiu naquele que será o prédio mais alto de SP. O edifício está quase pronto, tem 172 metros de altura e 50 andares. Quando for inaugurado, no ano que vem, ele irá destronar o Mirante do Vale, que fica no Centro. Esse novo gigante está no Tatuapé, bairro tradicional da Zona Leste onde há uma tendência de verticalização. Os números são assombrosos: 2.300 toneladas de aço, 29.100 metros cúbicos de concreto e 32 metros de estacas cravadas no chão.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

As faces de Letícia Gomes

VÍDEO: As várias faces da maquiadora Letícia Gomes

VÍDEO: As várias faces da maquiadora Letícia Gomes

Letícia Gomes já se transformou em Juliette, Paulo Gustavo, Harry Styler, Wesley Safadão e até no boneco Olaf, de "Frozen". Com um bom jogo de sombras -- e horas de trabalho -- a maquiadora consegue recriar o rosto de qualquer celebridade. Em entrevista ao G1, ela contou os bastidores de suas transformações e revelou o sonho de ser atriz.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Uma nova vida

No domingo (20) será celebrado o Dia Mundial do Refugiado, e um novo relatório da ONU mostra que em 2020 o mundo tinha 82,4 milhões de pessoas forçadamente deslocadas de seus locais de origem. É o maior número já registrado. Hoje, 1% da população mundial, ou uma a cada 95 pessoas, estão deslocadas.

O casal venezuelano Israel e Olga no Posto de Triagem, em Boa Vista — Foto: Fernanda Baiocco

Israel Alvarez de Armas, de 73 anos, é um dos 265 mil refugiados venezuelanos que estão no Brasil. Ele vive com a esposa em um dos 13 abrigos da Operação Acolhida, em Boa Vista, Roraima. Advogado de direitos humanos e autor de 19 livros, Israel chegou em 2019 em busca de asilo político e agora tenta reconstruir a vida. A intenção é trabalhar ajudando outros refugiados. Após 32 anos juntos, ele e a mulher resolveram se casar no Brasil.

O Assunto

Entenda o que muda com a lei de improbidade, que foi criada para punir desvio de recursos públicos, enriquecimento ilícito no cargo e uso deste para obtenção de vantagens indevidas e agora ficará mais frouxa. OUÇA a análise:

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Papo de Política

Episódio analisa as articulações dos partidos de centro atrás de um candidato para as eleições, a tentativa de Lula em se enquadrar como uma opção não só da esquerda, a união do tucano Aécio Neves ao presidente Bolsonaro e os detalhes da CPI desta semana. OUÇA:

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Futebol

O Brasil goleou o Peru por 4 a 0 na Copa América. Neymar fez um dos gols e agora está a 9 de se igualar a Pelé como o maior artilheiro da seleção. Pelo Brasileirão, o líder Fortaleza empatou com o Atlético-GO após 3 vitórias e não tem mais 100% de aproveitamento. O Fluminense ganhou do Santos. 

Agenda da Eurocopa
10h: Suécia x Eslováquia
13h: Croácia x República Tcheca
16h: Inglaterra x Escócia


Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br

docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e
whatsapp 61 9 8191-9906

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br