17 de junho, quinta-feira -DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

Praticando_a_vereança_-baixa_resol.JPG
SAIBA MAIS… 
www.abracambrasil.org.br/eventos

 N  O  T  Í  C  I  A  S 

Bom dia. O empresário Carlos Wizard e o auditor do TCU Alexandre Figueiredo garantem o direito de ficarem calados na CPI. Média móvel de mortes por Covid volta ao patamar de 2 mil por dia. Câmara aprova texto que altera a lei de improbidade, e juristas veem risco para o combate à corrupção. Veja como fica o dinheiro na poupança com a alta dos juros para 4,25%. O riscos e as consequências no aprendizado resultantes das aulas aceleradas. Câmara de São Paulo vota projeto sobre orientações de abstinência sexual como contracepção para estudantes. Um guia para ajudar quem teve o cartão clonado. 15 anos sem Bussunda. A saúde do jogador dinamarquês Christian Eriksen após sofrer um mal súbito emcampo. E as últimas informações do caso Lázaro.

CPI

A CPI da Covid tem dois depoimentos agendados para hoje: o do empresário Carlos Wizard e o de Alexandre Silva Marques, auditor do TCU. Mas os ministros Barroso e Gilmar Mendes, do STF, autorizaram que tanto Wizard como Marques fiquem em silêncio sobre tudo o que possa incriminá-los.

Quem são? Wizard é apontado como integrante do suposto “gabinete paralelo” que aconselhava Bolsonaro no enfrentamento da pandemia. Marques foi afastado por causa de um relatório falsoque questionava o número de mortos pela Covid no Brasil. Bolsonaro citou esse documento na semana passada e foi desmentido pelo TCU.

Wizard também pediu ao STF para não comparecer à CPI, mas isso foi negado. Em outra decisão, a ministra Rosa Weber manteve a quebra dos sigilos telefônico e de e-mails do empresário.

Trajetória: Carlos Wizard é um empresário bilionário que ficou conhecido por fundar uma rede de escolas de inglês. Próximo do governo, ele defende o uso de remédios sem eficácia para tratar a Covid. Esta reportagem publicada no fim de maio dá mais detalhes sobre ele.

O ‘fui’ de Witzel

VÍDEO: Witzel pede para se retirar, e sessão da CPI da Covid é encerrada

VÍDEO: Witzel pede para se retirar, e sessão da CPI da Covid é encerradahttps://g1.globo.com/politica/video/video-witzel-pede-para-se-retirar-e-sessao-da-cpi-da-covid-e-encerrada-9609291.ghtml

Réu por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, e retirado do cargo em um processo de impeachment, o ex-governador do RJ Wilson Witzel usou o depoimento na CPI para se defender e atacar Bolsonaro, seu ex-aliado. Disse que houve “sabotagem” e “perseguição” por parte do governo federal e que a demora para adotar o auxílio emergencial prejudicou os governadores. Witzel ainda discutiu com Flávio Bolsonaro, a quem chamou de “mimado”, disse que corre risco de vida e que a milícia está por trás da máfia da saúde no RJ. Com 3h20 de depoimento, o ex-governador usou uma decisão do STF obtida na véspera para encerrar o depoimento quando quis.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Pandemia sem trégua

Após um mês, a média móvel de mortes por Covid no Brasil voltou a ficar acima de 2 mil por dia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.673 óbitos, totalizando 493.837 desde o início da pandemia. Enquanto isso, só 11,4% da população tomou as duas doses da vacina.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Lei da improbidade

Em tempo recorde, os deputados aprovaram ontem à noite um projeto que altera a lei de improbidade administrativa. Pela proposta, que ainda será votada no Senado, o agente público só poderá responder por improbidade se for comprovado que agiu com a intenção de cometer uma ilegalidade. Essa mudança, se for confirmada, pode favorecer o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que foi condenado por improbidade. Procuradores e juristas ouvidos pelo Jornal Nacional consideraram o texto um retrocesso no combate à corrupção. Entenda aqui.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Eletrobras

O Senado deve votar a MP (medida provisória) que abre caminho para privatizar a Eletrobras, maior empresa de geração e transmissão de energia do país. O governo espera arrecadar cerca de R$ 60 bilhões com a venda da estatal. Vários senadores se disseram favoráveis à privatização, mas criticaram a inclusão na MP de “jabutis” (trechos sem relação com o objetivo original da proposta). Segundo eles, isso atrapalha a discussão e votação. A maior parte desses “jabutis” foi incluída pela Câmara, mas outros podem entrar no Senado. Entenda o que está em jogo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

E a poupança?

Com inflação em alta e uma crise de energia no horizonte, o Banco Central elevou ontem a taxa básica de juros para 4,25% ao ano. Com isso, o dinheiro aplicado na poupança passará a render um pouquinho mais.  E no vídeo abaixo entenda como funciona a Selic, a taxa básica de juros.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Taxa Selic: entenda o que é a taxa básica de juros da economia brasileira

Taxa Selic: entenda o que é a taxa básica de juros da economia brasileira

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Auxílio emergencial

Começa hoje o pagamento da 3ª parcela. Veja quem recebe e confira o calendário completo.

Procura-se Lázaro

A polícia de Goiás acredita que Lázaro Barbosa, o homem acusado de matar uma família no Distrito Federal no dia 9, fazia rituais de magia em casa. Fotos e vídeos mostram objetos apreendidos lá. Há oito dias, mais de 200 agentes atuam em uma operação cinematográfica na busca do homem. Na fuga, Lázaro cometeu assaltos, invadiu casas, assustou moradores e fez uma família refém (veja no vídeo o momento do resgate).Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Vídeo mostra resgate em rio de família feita refém por Lázaro em Goiás; ouça tiros

Vídeo mostra resgate em rio de família feita refém por Lázaro em Goiás; ouça tiros

Ontem, a polícia do DF divulgou possíveis disfarces que podem estar sendo usados pelo fugitivo.

Projeções de disfarces de Lázaro Barbosa, feitas pela Polícia Civil do DF — Foto: PCDF/Divulgação

Projeções de disfarces de Lázaro Barbosa, feitas pela Polícia Civil do DF — Foto: PCDF/Divulgação

E a vizinha da chácara onde uma família foi assassinada em Ceilândia está acompanhando as buscas em Goiás por Lázaro com muita atenção. “A gente está muito angustiado”, disse a mulher que não quis se identificar. A dona de casa tem acompanhado diariamente os trabalhos da força-tarefa. “Eu espero que ele seja encontrado logo”.

“Tem umas duas noites que não dá para dormir direito. Com qualquer barulho de noite ou de madrugada, a gente fica assustado”, contou.

Taxa de isenção do Enem

Candidatos mais pobres correm risco de ficar de fora do Enem 2021. Isso porque aqueles que não compareceram à edição de 2020 por medo da pandemia perderam o direito à taxa de isenção para a prova deste ano. O direito à gratuidade só foi garantido pelo Inep caso o motivo da ausência fosse explicado, mas a pandemia não estava entre os motivos previstos pelo edital. “Sem isenção da taxa de inscrição para a próxima prova, não tenho chance de prestar o exame. Estou desempregada e sou mãe de duas crianças pequenas”, conta uma das candidatas.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Aulas aceleradas

Não é só áudio do WhatsApp que toca em velocidade 2x: no pós-pandemia, até aulas on-line estão sendo aceleradas para ganhar tempo. Estudantes relataram ao G1 que conseguem transformar 3 horas de explicações em uma hora e meia. Mas isso também pode resultar em perdas educacionais, como a dificuldade no foco e convívio social. Entenda as consequências.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

VÍDEO: Universitários aceleram vídeos das aulas da faculdade para ganhar tempo

VÍDEO: Universitários aceleram vídeos das aulas da faculdade para ganhar tempo

Caso Henry Borel

Leniel Borel, pai do menino Henry Borel, será assistente de acusação no julgamento de Jairinho e Monique Medeiros, acusados pela morte da criança de 4 anos. Leniel e seu advogado já tiveram uma primeira reunião com o promotor Fábio Vieira, que está à frente do caso. Entre as ações planejadas está a contratação de um perito particular para ajudar a rebater possíveis contestações das perícias feitas pelo estado, e o aditamento de uma indenização no valor mínimo de R$ 1,5 milhão em favor da vítima.

“A decisão de fazer parte da acusação partiu de mim. Hoje, sou o único para pedir justiça pelo meu filhinho. Recebi essa notícia como uma oportunidade para que a justiça seja feita”, disse ele.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O Assunto: o saldo da cúpula Biden-Putin

Dos ataques cibernéticos à Ucrânia, da interferência nas eleições de 2016 ao encarceramento do líder oposicionista Alexei Navalny, o contencioso entre Estados Unidos e Rússia é extenso, e ninguém esperava que diminuísse significativamente com a reunião desta quarta-feira em Genebra entre os presidentes dos dois países, a primeira desde a troca de comando na Casa Branca. Entenda mais do encontro entre Biden e Putin na análise de Guga ChacraOUÇA:

Abstinência sexual como contracepção

A Câmara Municipal de São Paulo vota hoje um projeto de lei que cria o programa “Escolhi Esperar”, que tem um como um dos preceitos a abstinência sexual como método contraceptivo para alunos da rede pública e privada de ensino. De autoria do vereador Rinaldi Digilio (PSL), o PL 813/2019 já vai para a segunda votação e, caso seja aprovado, seguirá para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Para a oposição, a proposta é um “grande retrocesso para os direitos das mulheres e para os programas de educação sexual de adolescentes”.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Ajuda no gás

O governo de São Paulo lança um programa para auxiliar famílias de baixa renda a comprarem botijão de gás no estado. De acordo com a secretária da Desenvolvimento Social, Célia Parnes, a medida irá beneficiar 100 mil famílias a partir de julho. Eles receberão três parcelas de R$ 100 a cada dois meses.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Clonaram meu cartão. E agora?

Aqui temos um tira-dúvidas sobre o que fazer para recuperar o dinheiro e evitar problemas decorrentes de fraudes no cartão de crédito e de débito. E saiba também como evitar fraudes on-line.

Meu amigo Bussunda

Estreia hoje no Globoplay a série documental “Meu Amigo Bussunda”, exatamente 15 anos após a morte do humorista do programa “Casseta e Planeta”. A obra é dirigida pelo amigo Claudio Manoel, pela filha Júlia Vianna e também pelo diretor Micael Lander.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

G1 já viu

Chega hoje aos cinemas brasileiros o filme “Em um bairro de Nova York”, uma adaptação para o cinema da premiada peça da Broadway “In the Heights”. Colorido e cheio de músicas chiclete, o musical de Lin-Manuel Miranda fala dos sonhos e problemas da comunidade latina nos EUA.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

🐣🥚🍳💉

Mexido, frito ou cozido, o ovo é um alimento popular na mesa do brasileiro, usado em receitas caseiras e por indústrias para fabricar pães, massas, maioneses e bolos. O ovo também é matéria-prima para produzir vacinas. Isso não é novidade, mas o assunto ganhou destaque com a produção de imunizantes contra o coronavírus, como a ButanVac, do Instituto Butantan. Nesta reportagem você vai saber como são as granjas que atuam no setor e entender por que o preço do ovo está aumentando.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Futebol

Na Copa do Brasil, o Flamengo eliminou o Coritiba e está nas oitavas. Pelo Brasileirão, o Bragantino venceu o Corinthians de virada, o Palmeiras bateu o Juventude, o Atlético-MG derrotou o Inter e São Paulo e Chapecoense empataram. Hoje tem mais 5 jogos. Veja os horários e a classificação.

Agenda da Eurocopa:
10h:
 Ucrânia x Macedônia do Norte
13h: Dinamarca x Bélgica
16h: Holanda e Áustria

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Desfibrilador

Christian Eriksen passará por uma intervenção cirúrgica para que seja implantado um aparelho em seu coração, segundo a Confederação Dinamarquesa. O dispositivo, uma espécie de desfibrilador, tem como função corrigir distúrbios cardíacos e, assim, manter em segurança o coração o jogador. Ele sofreu um mal súbito na derrota para a Finlândia por 1 a 0 em Copenhague.


Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e
whatsapp 61 9 8191-9906

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br