Flávio Nogueira lidera iniciativa para promover a governança social e ambiental no Congresso Nacional

 

4bd200d2-6f43-4f74-9179-3f9755f5e29b.jpg

Por Milton Atanazio

O conceito ESG (Ambiental, Social e Governança) refere-se à integração de fatores sociais e ambientais nas práticas empresariais e políticas públicas. Esses aspectos tornaram-se cada vez mais relevantes no cenário global, com a crescente preocupação com questões como as mudanças climáticas, a desigualdade social e a transparência na gestão pública e privada.b2ecead6-54c8-436c-9856-eddfba426b01.jpg

A Frente Parlamentar ESG na Prática, liderada por Flávio Nogueira, visa promover a discussão e implementação de medidas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, através da adoção de práticas que respeitem os direitos humanos, protejam o meio ambiente e garantam a transparência e a ética nas organizações . A atuação do colegiado busca promover a criação de políticas e legislações que orientem empresas e entidades a adotarem práticas mais sustentáveis ​​e socialmente responsáveis.

Com o apoio de instituições renomadas, como o Instituto Global ESG, a Fundação Kofi Annan e a Câmara Internacional da Indústria de Transportes, a Frente Parlamentar ESG na Prática promete ser uma plataforma importante para o debate e a criação de medidas que contribuam para um futuro mais sustentável e equitativo. O compromisso de Flávio Nogueira e dos demais membros do colegiado é promover a conscientização e ação em prol de uma economia de baixo carbono e socialmente justa, alinhada com os princípios da sustentabilidade e dos avanços sociais.

O deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI) vai presidir, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar ESG na Prática, que converge com uma agenda política focada na transição para uma economia de baixo carbono. O colegiado, suprapartidário, visa congregar parlamentares e instituições públicas e privadas, no sentido de promover ações de governança social e ambiental que contribuam para o desenvolvimento sustentável. O pré-lançamento da Frente ocorreu ontem à noite, em Brasília.

A instalação do colegiado tem o apoio do Instituto Global ESG; da Fundação Kofi Annan; e da Câmara Internacional da Indústria de Transportes. “Nossa missão, no âmbito parlamentar, é defender dispositivos legais e normativos compulsórios, que possibilitem orientações institucionais; fiscalizações ordenadas; as análises públicas em sintonia com a sustentabilidade e os avanços sociais”, explica o parlamentar piauiense.de328b65-7973-467c-8991-280b0ee7e933.jpg

Integração de fatores sociais e ambientais

Os princípios ESG envolvem a responsabilidade com o modo de produção; com os direitos humanos; e com o meio em que vivemos. Esse modelo começou a ser difundido, mundialmente, por Kofi Annan (1938 – 2018), ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas e vencedor do Prêmio Nobel da Paz (2001). Há 20 anos, à frente da ONU, Annan já cobrava, de todos os países, a adoção de políticas para integrar fatores sociais, ambientais e de governança.

A Frente Parlamentar ESG na Prática4bd200d2-6f43-4f74-9179-3f9755f5e29b.jpg

A criação desta Frente Parlamentar é de extrema importância para o Brasil, que possui uma vasta riqueza natural e um papel fundamental no combate às mudanças climáticas. A adoção dos princípios ESG é essencial para garantir um desenvolvimento sustentável, equilibrando o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente e o respeito aos direitos humanos.

Espera-se que a atuação da Frente Parlamentar ESG na Prática contribua para a implementação de políticas públicas mais práticas, que incentive empresas e cidadãos a adotarem práticas sustentáveis ​​em seus negócios e rotinas diárias. Além disso, a conscientização sobre a importância da governança social e ambiental pode levar a uma mudança cultural em nossa sociedade, com resultados positivos a longo prazo.a394ef04-1772-484e-b5e7-b3de4896e762.jpg

Compromisso

O deputado Flávio Nogueira, ao assumir a presidência desta Frente Parlamentar, demonstra seu compromisso com a agenda ambiental e social, e sua liderança pode ser fundamental para avançarmos na construção de um país mais justo e sustentável. Espera-se que outros parlamentares se juntem a essa iniciativa e que a sociedade civil também se envolva nesse importante debate. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro melhor para as próximas gerações.