28 de abril, terça-feira - A ABRACAM mostra os destaques do dia
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
O governo anunciou o advogado André Luiz Mendonça como novo ministro da Justiça. Também foi confirmado que Alexandre Ramagem vai ser o diretor-geral da Polícia Federal (PF). O STF abre inquérito e as acusações de Sergio Moro ao presidente Jair Bolsonaro serão investigadas. Da falta de ar à internação e entubação em poucas horas: os sintomas silenciosos da Covid-19 são o tema de hoje do podcast O Assunto. Cresce percentual de pretos e pardos entre internados e mortos por Covid. Thelma venceu a final do "Big Brother Brasil 20"e faturou prêmio de R$ 1,5 milhão.
Ao deixar o governo, Moro apontou suposta interferência de Jair Bolsonaro em inquéritos da PF. Segundo o ex-ministro, o presidente decidiu trocar a direção-geral da PF porque gostaria de ter acesso a informações de inquéritos sobre a família Bolsonaro.
O pedido de abertura foi encaminhado na sexta-feira (24) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. O decano do STF foi sorteado relator do pedido.
Segundo o ministro, os fatos narrados por Moro têm relação com o exercício do cargo, o que permite a investigação de Bolsonaro. Isso porque a Constituição impede que o chefe do Executivo seja alvo de apuração alheia ao exercício do mandato.
Os crimes supostamente praticados pelo senhor presidente da República, conforme noticiado pelo então Ministro da Justiça e Segurança Pública, parecem guardar (...) íntima conexão com o exercício do mandato presidencial, além de manterem – em função do período em que teriam sido alegadamente praticados – relação de contemporaneidade com o desempenho atual das funções político-jurídicas inerentes à chefia do Poder Executivo", escreveu o ministro.
"Muito obrigada, gente. Eu estou totalmente lisonjeada assim. Ainda não caiu a ficha", afirmou a médica anestesiologista de 35 anos em entrevista ao Gshow após a vitória. "Eu estava do lado de meninas maravilhosas, que são a Rafa e a Manuzinha."
Expressões na pandemia
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Coronavírus, Sars-Cov-2, lockdown: entenda os principais termos da pandemia. Vídeo explica a diferença entre definições comuns usadas nas notícias do novo coronavírus.
Voluntários para a vacina
Material usado na pesquisa de uma vacina para o Covid-19 em Belo Horizonte, em imagem de 26 de março de 2020 — Foto: Douglas Magno / AFP
Clara (Thainá Duarte), Verônica (Taís Araújo), Natalie (Débora Falabela) e Luiza (Leandra Leal) são as ativistas de "Aruanas" — Foto: Fábio Rocha/Globo
A série "Aruanas" estreia hoje na Globo, depois da novela "Fina Estampa". A história de investigação ambiental protagonizada por Taís Araújo, Leandra Leal e Débora Falabella, original do Globoplay, vai ser exibida toda as terças.