17 de abril, sexta-feira - A ABRACAM mostra os destaques da mídia
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
A economia da China encolheu 6,8% no primeiro trimestre. Nelson Teich, o novo ministro da Saúde, toma posse. A demissão de Mandetta e o futuro da saúde no país é o tema do podcast O Assunto. E saiba quem é novo comandante das ações contra a pandemia do coronavírus, que já matou quase 2 mil e infectou mais de 30 mil no Brasil. A Câmara aprova projeto que amplia alcance da ajuda de R$ 600 e derruba exigência de CPF. E fique por dentro das lives que agitam o final de semana na quarentena.
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, toma posse hoje. Ontem, ao ser anunciado por Jair Bolsonaro no lugar de Luiz Henrique Mandetta, afirmou que não haverá uma "definição brusca" em relação às orientações sobre o isolamento social, mas que está alinhado ao presidente. Saiba mais sobre o novo titular da pasta que comanda o combate à epidemia de Covid-19.
A Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei que estende o auxílio emergencial de R$ 600 pago a trabalhadores informais por três meses a outros grupos sociais, incluindo mães adolescentes. Pais solteiros que sejam chefes de família receberão em dobro o auxílio, criado como forma de compensar a perda de renda de trabalhadores informadores em razão da crise do coronavírus. A proposta aprovada também permite que recebam o auxílio pessoas que não têm CPF ou título de eleitor.
O Brasil registra ao menos 30 mortes de profissionais de enfermagem causadas pela Covid-19, de acordo com balanço do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Os dados retratam o impacto das infecções do novo coronavírus entre enfermeiros, técnicos e assistentes até quarta-feira (15). Outros 4 mil profissionais estão afastados pela doença, sendo 552 com diagnóstico confirmado e mais de 3,5 mil em investigação. E mais: já são mais de 4,8 mil denúncias por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhar.
Ideia surgiu da necessidade de fazer as pessoas se identificarem com a letra e, assim, entenderem a importância das medidas de prevenção.
"Pra favela é complicado mudar suas ações. Mas, na medida do possível, sigam as orientações”. Este é um trecho de “Corona, cerol fininho”, composto pelo líder comunitário Júlio Fessô em parceria com o MC Jhonata. "É a linguagem da favela", diz um dos autores da composição.
Canto na janela virou show no Rio
Cantora faz shows na janela do apartamento no Flamengo, na Zona Sul do Rio -
O isolamento social devido ao novo coronavírus transformou a janela da cantora Chrystal Faini em uma espécie de palco. Uma vez por semana, ela tem dado shows para seus vizinhos no Condomínio Residência, no Flamengo, Zona Sul do Rio.
“Eu resolvi ir para a janela do meu prédio levar um pouco de amor para meus vizinhos através do canto. Eu nunca iria imaginar que o prédio todo iria parar para assistir, aplaudir e muito menos cantar junto”, disse a cantora. “A minha primeira reação foi arrepio, seguido de choro e gritos de alegria. Essa foi a primeira vez que eu fiz algo tão ousado e que deu uma resposta tão linda.”
O público poderá cantar todos os sucessos com o Rei e acompanhar a apresentação completa, com duração prevista de 45 minutos, no Globoplay e no canal de Roberto Carlos no Youtube.
Lives desta sexta-feira
Maiara e Maraisa, Marília Mendonça e Zé Neto e Cristiano participam do WorkShow Live — Foto: Divulgação
Termina às 23h59 desta sexta-feira o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. O participante que deseja solicitar o direito de não pagar a taxa e estiver dentro dos critérios do edital deve acessar a página do Enem 2020 e se inscrever. O resultado será divulgado no dia 24 de abril.
Daniel Bevilacqua (seu verdadeiro nome), deu entrada em um hospital de Paris no dia 26 de março com enfisema, sendo transferido posteriormente para Brest (oeste). Família não citou a Covid-19.