11 de março - Quarta-feira - Notícias atualizadas e os DESTAQUES da mídia nacional
11 de março, quarta-feira - Atualizando...
Teste do coronavírus vira exame obrigatório pago pelos planos de saúde. Um dos pacientes isolados em SP diz que a doença 'não é um bicho de sete cabeças'. E levantamento do G1 mostra que a epidemia se espalhou pelo mundo com mais intensidade nos últimos 10 dias. Leia também: em carta, Guedes pede que o Congresso vote propostas para 'blindar' a economia. E a equipe econômica já admite que o governo vai bloquear gastos por causa da desaceleração global. Nos EUA, Biden amplia vantagem sobre Sanders nas prévias democratas para escolher o adversário de Trump. O podcast O Assunto explica como o sobe e desce da bolsa afeta a sua vida. E tire suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda em programa ao vivo.
Coronavírus: planos de saúde
h
Testes para o coronavírus — Foto: Divulgação / SES
“Não é um negócio, um bicho de sete cabeças. No meu caso, tem sido como um resfriado, uma virose, com os cuidados normais que se deve ter quando se está com uma dessas doenças”, disse o homem, que testou positivo para o vírus após viagem aos Estados Unidos. Ele viajou para Chicago, Boston e Nova York.
Epidemia
OMS diz que ameaça de pandemia é real sobre novo coronavírus
Madonna, SXSW, James Bond, Tomorrowland Winter e Pearl Jam foram alguns dos afetados pela epidemia de coronavírus — Foto: Reprodução/Instagram, Reprodução/Globonews, Divulgação e Marcelo Brandt/G1
As medidas contra coronavírus adiaram e cancelaram mais shows, festivais e até estreias de filmes. Festivais SXSW e Ultra Music, nos EUA, e Tomorrowland, na França, estão entre eventos suspensos por causa de epidemia. Indústria cultural enfrenta cancelamentos desde fevereiro. Veja mais.
Lavando as mãos
O melhor para evitar germes nas mãos é lavar com água e sabão — Foto: Unsplash
Guedes pede serenidade e defende a aprovação das reformas econômicas
Diante da crise internacional e das consequências do coronavírus para os mercados, o ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou um ofício aos presidentes da Câmara e do Senado pedindo a aprovação de 19 propostas prioritárias da pauta econômica. São 16 projetos de lei ou medidas provisórias e três propostas de emenda à Constituição.
O documento foi obtido com exclusividade pela TV Globo.
No pedido, feito ao deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), Guedes afirma que as propostas atendem à “necessidade de blindagem da economia brasileira” frente ao atual cenário econômico.
Contingenciamento
Governo já admite bloquear gastos do Orçamento por causa de desaceleração da economia
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou ontem que "muito provavelmente" haverá neste ano contingenciamento (bloqueio) de recursos do Orçamento federal. Os motivos são a desaceleração da economia e a queda do preço internacional do petróleo, que tendem a reduzir a arrecadação federal.
Privatização
João Borges fala sobre a intenção do governo de privatizar estatal do pré-sal
O governo estuda a privatização da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), estatal criada em 2010 e responsável por representar a União nos contratos de exploração de petróleo pelo regime de partilha. Os estudos indicam que a empresa poderá ser vendida por até R$ 200 bilhões – pelo menos este era o valor estimado antes da queda esta semana dos preços do petróleo no mercado internacional. Leia no blog do João Borges.
Joe Biden vence novas primárias e amplia vantagem em relação a Bernie Sanders. Projeções indicam amplas vantagens em Mississippi e Missouri para ex-vice-presidente dos Estados Unidos, além de vitória também em Michigan. Ele lidera ainda em Idaho. Sanders aparece à frente em Dakota do Norte e os dois têm disputa acirrada em Washington.