05 de março - Quinta-feira - Os destaques do dia que a ABRACAM selecionou para a sua informação
5 de março, quinta-feira
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, um dado preocupante: mesmo com a queda recorde nas mortes de mulheres, o Brasil teve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019. São 1.314 mulheres que foram assassinadas pelo simples fato de serem mulheres. O Monitor da Violência, do G1, detalha e analisa esses números. Veja também: o 4º caso de coronavírus no Brasil pode ser confirmado hoje. Estudo mostra que o PIB tem que crescer 10% neste ano para evitar uma 'década perdida'. O podcast O Assunto discute os rumos das primárias democratas nas eleições dos EUA: quem vai enfrentar Trump? No Rio, o ex-secretário nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos foi preso pela Lava Jato.E o flagrante de Ronaldinho Gaúcho com passaporte falso no Paraguai. E veja tudo o que mudou no Imposto de Renda deste ano.
Monitor da Violência
— Foto: G1
Feminicídios crescem em 2019, e Brasil tem um caso a cada sete horas. São mais de 1,3 mil mortes causadas pela violência de gênero, alta de 7,3%. Aumento ocorre na contramão da redução de 14% nos homicídios de mulheres. Entenda o mapa da violência contra a mulher.
O Ministério da Saúde acompanha em São Paulo um paciente de 13 anos que viajou ao exterior, com passagem por Portugal e Itália. A adolescente teve uma lesão durante a viagem e passou por um procedimento cirúrgico em um hospital da Itália para corrigir a ruptura de um ligamento. Ao voltar, continuou o atendimento médico no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.
Na China, a luta para conter a epidemia não tem trégua. Vídeo mostra rotina de médicos e enfermeiros em um hospital de Wuhan. São seis horas de trabalho sem ir ao banheiro e o uso de roupas de proteção que machucam a pele.
O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho acena ao chegar ao Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Luque, perto de Assunção — Foto: Norberto Duarte / AFP Photo
A TV Globo apurou que contra Astério, que é procurador aposentado do MPRJ e integrou o governo Temer em 2017, há suspeitas de lavagem de dinheiro e de ter ajudado na fuga do empresário Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, o Rei Arthur.
Economia lenta
FFoto: Economia G1
A economia brasileira deve encerrar a década atual com o pior desempenho já registrado em 120 anos. Para fugir dessa marca, o país tem de conseguir algo bastante raro na sua história: um avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de 10% em 2020 – a última vez que o país registrou uma expansão nessa faixa foi em 1976, quando cresceu 10,26%. Entenda.
PIB do Brasil cresce 1,1% em 2019, menor avanço em 3 anos
Imposto de Renda
— Foto: Arte G1
IR 2020: O que mudou? Veja as novidades. Redução do número de lotes de restituições, novos campos obrigatórios e fim da dedução da contribuição ao INSS de emprego doméstico estão entre principais novidades.
De acordo com avó, choro de bebê permitiu que comunidade encontrasse e salvasse parte da família em Guarujá, SP — Foto: Arquivo pessoal
O choro de uma bebê de três meses, que estava sob os escombros após o deslizamento no morro da Barreira do João Guarda, salvou a vida dela e de seus pais. Ao ouvirem a criança, moradores conseguiram localizá-los e fazer o resgate em Guarujá. Apesar do esforço da população, não foi possível salvar dois dos integrantes da família, Aliffer Adailton Granero da Silva, de 6 anos e Allana Granero de Oliveira, de 3.
Javier Pérez de Cuéllar , em imagem de março de 2001 — Foto: Santiago Llanquín / Arquivo / AP Photo
O diplomata peruano Javier Pérez de Cuéllar, secretário-geral das Nações Unidas de 1982 a 1991, morreu nesta quarta-feira, em Lima, aos 100 anos, por causas naturais, informou seu filho.
Hyundai HB20X: primeiras impressões
Hyundai HB20X — Foto: André Paixão/G1
Dirigir o Hyundai HB20X com visual novo e motor 1.6 antigo mostra que a decisão da montadora de abrir mão do 1.0 turbo para essa versão foi errada - era a melhor característica do compacto. Itens de segurança são diferencial, mas desenho e preço jogam contra.
'Eu vou nadar até você', com Bruna Marquezine: veja trailer
A atriz lança 1º filme, explica pausa em novelas e fala de sacrifícios da profissão. Ao G1, atriz comenta primeira protagonista no cinema, em 'Vou nadar até você'. Ela conta que quer se dedicar a séries e cursos: 'Eu sinto falta de uma bagagem acadêmica'.