Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Senado retira trecho sobre trabalho aos domingos e aprova a MP da liberdade econômica, que agora segue para sanção do presidente. Câmara aprova projeto sobre posse de arma em área rural. Telebras, Codesp, Ceitec… conheça as estatais que o governo quer vender. Depois das críticas de Bolsonaro aos dados do Inpe, Ibama inicia escolha de empresa privada para monitorar o desmatamento na Amazônia. Fonte de renda ou ‘vilão’? O que o bode tem a ver com a desertificação da caatinga. IBGE divulga a prévia da inflação em agosto. E o premiado ‘Bacurau’ estreia nos cinemas com uma crônica violenta e sarcástica.

Sem trabalho aos domingos

O Senado aprovou a MP da liberdade econômica, que reduz a burocracia e muda regras trabalhistas, mas retirou o trecho que previa o trabalho aos domingos e feriados. Segundo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, o tema voltará a ser discutido em um projeto de lei.

A medida, que agora segue para sanção de Bolsonaro, prevê fim de alvará para atividades de baixo risco, muda regras para registro de ponto e cria a carteira de trabalho de digital, entre outros pontos.

Posse de armas

Deputados reunidos no plenário da Câmara durante a sessão desta quarta-feira (21) — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Os deputados aprovaram o projeto que estende a posse de armas em propriedades rurais, e o texto segue para sanção do presidente. Com a aprovação, a posse fica permitida em toda a extensão de um sítio ou fazenda, e não apenas na sede.

Venda de estatais

O governo federal anunciou ontem um plano para privatizar 9 empresas estatais, entre elas os Correios, que teve prejuízos de R$ 4 bilhões entre 2015 e 2016, decidiu fechar agências e abriu um plano de demissão voluntária para os funcionários.

A Telebras, a Ceitec e a Codesp, que administra o Porto de Santos, também estão na lista. Conheça mais sobre essas companhias que o governo pretende vender.

Porto de Santos

A Polícia Federal cumpre 21 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (22), pela segunda fase da Operação Tritão, que investiga fraudes em licitações e contratos na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos (SP). Entre os alvos estão o ex-deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), ex-diretores da estatal, servidores e empresários.

O principal investigado é Squassoni, suspeito de ser um dos articuladores do esquema na Codesp e que, segundo o Ministério Público Federal, recebeu R$ 1,6 milhões em propina. Ele não foi localizado em sua casa em Guarujá, mas o local também foi alvo de buscas. O G1 apurou que o político deve se apresentar à PF em São Paulo.

Derrubada de florestas

O governo iniciou o processo de escolha da empresa que fará o monitoramento da devastação da Amazônia. O edital foi lançado pelo Ibama após críticas de Bolsonaro e do ministro Ricardo Salles ao Inpe, instituto reconhecido internacionalmente, e que teve o diretor exonerado.

De acordo com a série histórica dos dados do desmatamento, os alertas gerados pelo Inpe vêm sendo confirmados, e com margem.

Desmatamento em São Paulo

Imagem de outubro de 2018 mostra área desmatada para implantação de loteamento criminoso na Avenida Herman von Lhering, Parelheiros, Zona Sul de São Paulo — Foto: Gabinete Gilberto Natalini / Divulgação

A cidade de São Paulo somou pelo menos 90 novas áreas de Mata Atlântica desmatadas nos últimos 5 anos. Relatório denuncia a derrubada de pelo menos 500 mil árvores nos extremos leste e sul do município. Os maiores responsáveis pelo desmatamento são organizações que fazem loteamentos irregulares de áreas.

As áreas devastadas compõem Áreas de Proteção de Ambiental (APA) e Parques Naturais, que abrigam nascentes, a maior parte delas, responsáveis por abastecer a Represa Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo, cujas águas são consumidas por mais de 5 milhões de pessoas.

O bode e a caatinga

O bode é vilão na caatinga? — Foto: Celso Tavares / G1

A “cultura do bode” é parte da essência do sertanejo. Mas cresce a consciência de que os caprinos e ovinos devem ser aliados à preservação da caatinga, e não vilões da desertificação. Como são devoradores de plantas, superpopulações de animais não deixam a vegetação se regenerar. Com a elevação das temperaturas e chuvas mal distribuídas ao longo do ano, a degradação do solo pode ser irreversível.

Prévia da Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,08% em agosto, informou nesta quinta-feira (22) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou próximo do registrado no mês anterior, que foi de 0,09%, e foi o mais baixo para um mês de agosto desde 2010, quando registrou queda de 0,05%. No ano, o indicador acumula alta de 2,51% e, em 12 meses, de 3,22%, resultado abaixo dos 3,27% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2018, o IPCA-15 foi de 0,13%.

Fábrica clandestina de armas

Policiais encontraram armas em casa na Zona Norte do Rio. Local abastecia traficantes e milicianos — Foto: Reprodução/ TV Globo

A PM encontrou uma fábrica clandestina de produção de armas, munições e explosivos no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio. Dois homens foram presos. A fábrica funcionava na Rua Daniel Carneiro, onde foram apreendidos três armas, plataformas para montagem de fuzil AR-15, 4.800 munições de diversos calibres, pólvora, espoletas, estojos para recarga e maquinário.

Cracolândia em SP

Operação policial na região da Cracolândia — Foto: Reprodução/TV Globo

A polícia realiza uma operação para combater o tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira (22) na Cracolândia, região Central de São Paulo. São cumpridos 21 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. A operação conta com a participação de 560 homens e é realizada em conjunto pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

‘Bacurau’

Sônia Braga e Udo Kier em cena de ‘Bacurau’ — Foto: Divulgação

G1 JÁ VIU: ‘Bacurau’ brinca com gêneros e expectativas em crônica violenta e sarcástica. Filme com Sônia Braga estreia na semana que vem.

Thati Lopes

Thati Lopes é protagonista do longa ‘Socorro, virei uma garota’ — Foto: Paprica Fotografia / Divulgação

Em “Socorro, virei uma garota”, que estreia hoje, um garoto nerd não usa bem as palavras diante de uma estrela cadente e acorda como a garota mais popular do colégio. Thati Lopes, que você deve conhecer do “Porta dos Fundos”, interpreta a tal menina. Ela se prepara mais 4 filmes. Atriz de 29 anos falou ao G1.

‘Veneza’

Pôster de ‘Veneza’ — Foto: Divulgação

O filme “Veneza”, dirigido por Miguel Falabella, ganhou trailer. A produção será exibida nesta quinta-feira no Festival de Gramado, às 20h30. Uma nova sessão acontece amanhã, às 9h, seguido de um debate com participação de elenco e do diretor.

Curtas e Rápidas:

Exposição de réplicas em tamanho real fica no AquaRio até dezembro de 2019. — Foto: Divulgação/AquaRio

Futebol

Sul-Americana

  • 21h30: Corinthians x Fluminense

Previsão do tempo

Tempo seco predomina nesta quinta

JornalNacional – clicar no Link – https://globoplay.globo.com/v/7861391/

Tempo seco predomina nesta quinta

Hoje é dia de…