Presidente divulga texto e eleva tensão; Congresso decide liderar reforma. Jornais de sábado (18)

Segundo o matutino carioca, após uma reunião de líderes do Centrão realizada na casa de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, foi definido que o Congresso assumirá a formatação da reforma da Previdência.

O relator da proposta na Câmara, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), afirmou que o grupo deve votar um texto alternativo, sem pontos considerados polêmicos da proposta encaminhada pelo governo. Segundo o Globo, o alvo mais recente dos parlamentares é o sistema de capitalização, em que os trabalhadores contribuem para a própria poupança.

"Toda a proposta do governo é fundada numa ideia de um cheque em branco para o governo fazer a capitalização. Esse cheque em branco a Câmara não vai dar", disse Marcelo Ramos. "Em meio à crise, Congresso decide liderar reformas", destaca a manchete do Globo.

O Estado de S. Paulo também comenta a reunião realizada na casa de Rodrigo Maia e a decisão dos deputados de apresentar um texto alternativo ao projeto de reforma da Previdência em tramitação na Câmara.

O matutino dá ênfase às declarações do deputado Marcelo Ramos, presidente da Comissão Especial que analisa a reforma. Para ele, apresentar um novo texto é a única forma de aprovar a reforma neste momento.

"Este é um governo que desconsidera completamente o Parlamento", afirmou Ramos. Segundo o Estadão, os deputados estudam incluir propostas alternativas de financiamento das aposentadorias para se diferenciar do governo e distanciar do discurso de que a reforma só prejudica os mais pobres. "Deputados preparam proposta alternativa para Previdência", informa a manchete do Estadão.

Os jornais lembram que as tensões desta sexta (17) levaram o dólar a ser cotado em R$ 4,10.