EXEMPLARES DA REVISTA VOX SÃO ENCAMINHADOS PARA WASHINGTON

A representante da Library of Congress Office em Brasilia, a bibliotecária Senior Sra.Elen Rocha, visitou a ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras Municipais e a redação da Revista VOX, onde foi recebida pelo seu editor-chefe, o jornalista Milton Atanazio.

Na ocasião foram entregues vários exemplares da revista VOX, que serão encaminhados para compor o acervo da Library of Congress em Washington – EUA, atendendo pedido formulado pelo escritório, no Rio de Janeiro.

Escritório da Biblioteca do Congresso no Rio de Janeiro

O Escritório da Biblioteca do Congresso no Rio de Janeiro, coleta uma variedade de materiais dos países sul-americanos do Brasil, Uruguai, Suriname, Guiana e do Departamento Ultramarino da Guiana.

A missão do escritório é enriquecer as coleções de pesquisa da Biblioteca do Congresso e outras bibliotecas de pesquisa com a riqueza da produção bibliográfica desses países. O Escritório do Rio existe para superar os desafios da coleta de materiais de pesquisa desses países – incluindo distribuição deficiente, falta de publicidade, inacessibilidade e custos excepcionalmente altos.

A variedade de publicações adquiridas inclui livros, jornais, periódicos, panfletos, literatura de cordel, discos compactos, mapas, pôsteres, partituras musicais e muito mais. Muitas publicações são compradas pelo escritório, mas um pouco mais da metade é adquirida pelo escritório do Rio através da troca de aproximadamente 600 parceiros de intercâmbio.

Por mais de vinte anos, o escritório também cooperou com a Biblioteca Nacional Brasileira na microfilmagem de jornais selecionados de várias cidades brasileiras. E, em 1996, em concerto com a Biblioteca Nacional do Brasil, o escritório participou de um projeto para microfilmar os trabalhos pessoais da renomada moradora de favela que virou autora Carolina de Jesus. Esses documentos foram disponibilizados ao público em outubro de 1999.

Desde 1986, o escritório tem coletado literatura de base e publicações “cinzentas” que de outra forma seriam perdidas para a bolsa de estudos. O escritório organiza as publicações em catorze categorias, prepara índices e envia o material para Washington para microfilmagem. Esta coleção, conhecida como Grupos Populares do Brasil , tem sido um sucesso retumbante entre os pesquisadores que pesquisam pessoas e movimentos sociais do Brasil marginalizados.

Para maior inteiração informamos o link onde os interessados poderão ter mais conhecimento sobre a Library of Congress Office –    https://www.loc.gov/ e sobre o escritório no Rio  de Janeiro https://www.loc.gov/acq/ovop/rio/rio-about.html

A representante da Library of Congress Office em Brasilia, a bibliotecária Senior Sra.Elen Rocha

 

Categories: Notícias

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox