ELEIÇÕES 2018 – Atentado contra Bolsonaro força campanhas a redirecionar estratégias

Diante da comoção gerada pelo atentado contra o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, as campanhas decidiram reposicionar estratégias.

Neste momento, a ordem é retirar ataques ao candidato Jair Bolsonaro e adotar um discurso de conciliação nacional.

Num primeiro momento, a avaliação é a de que Bolsonaro terá protagonismo na disputa, colocando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segundo plano.

Até então, a estratégia do PT de sustentar a candidatura de Lula estava monopolizando as atenções da corrida presidencial.

O epsódio envolvendo Bolsonaro deve também ter um efeito positivo ao candidato do PSL. O ambiente de solidariedade nacional ajudará a diminuir a rejeição ao candidato. Segundo o Ibope desta semana, a rejeição a Bolsonaro atingiu 44%.

Outro efeito imediato, é sentido na campanha do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que não só retirou do ar a propaganda de desconstrução da imagem de Bolsonaro, como agora terá que dosar o novo tom da campanha.

Alguns candidatos apostavam no tempo de televisão para alavancar suas candidaturas em contraponto a Bolsonaro, que lidera as pesquisas de intenção de voto e tem poucos segundos de propaganda.

Mas, diante da tragédia, o candidato do PSL passa a ocupar todos os noticiários do país. A questão do tempo passou a ser um fator secundário neste momento de comoção nacional.

A ordem das campanhas passa a ser mergulhar, para só depois de passado esse momento de impacto, testar novas estratégias.

Com informações do G1 – Blog do Camarotti

Categories: Notícias

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