Com a fala do presidenciável Ciro Gomes, ABRACAM encerra com louvor o seu 10º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais

O auditório do Hotel Carlton, em Brasília, ficou pequeno, no dia 07 de dezembro, para receber o palestrante convidado para o encerramento do 10º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais, o presidenciável Ciro Gomes.
As plateias participantes, com mais de 300 vereadores e vereadoras, vieram de todos os rincões desse país, atendendo o chamamento feito pelo presidente nacional da entidade Dr. Rogério Rodrigues da Silva, para que prestigiassem e participassem do evento, que neste ano comemora a sua décima edição.
Segundo os organizadores do evento, foram feitos os convites aos demais presidenciáveis, para a participação neste último dia e apenas o ex-ministro Ciro Gomes confirmou a sua participação. O tema deste painel foi “Os desafios para o Brasil de 2018 e os reflexos nos municípios”.
Após a fala do ministro da Justiça Torquato Jardim, que o antecedeu e abordou o tema da Segurança Pública, foi a vez do presidenciável Ciro Gomes.
O presidenciável, fez uma análise da economia, do sistema político e eleitoral, mostrando uma radiografia do Brasil atual. Falou dos erros estruturais das administrações passadas, desde a redemocratização do país, com a constituição de 1988, até os dias atuais, mostrando competência ao afirmar que suas propostas são coerentes, apontando novos caminhos para o Brasil. Ciro fez um discurso articulado com fortes componentes de nacionalismo e desenvolvimentismo.
O presidente Rogério Rodrigues discursou no início do painel, agradecendo a presença dos participantes e destacando alguns temas importantes, como o Orçamento Impositivo, a atualização das Leis Orgânicas e o Regimento Interno das Câmaras Municipais.
Falou ainda do papel da ABRACAM na defesa das Câmaras Municipais e relatou aos que não tinham conhecimento, dos casos do Direito de Resposta da ABRACAM à Rede Globo, que no dia 28 de agosto de 2017, no Programa BOM DIA BRASIL, apresentou matéria sobre os gastos das Câmaras Municipais, apresentando um estudo tendencioso e incompleto feito pelo SEBRAE e encomendado pela Confederação das Associações Comerciais. Este episódio gerou uma Moção de Repúdio ao SEBRAE.
Outro fato que produziu Moção de Repúdio, foi o episódio envolvendo a Confederação Nacional dos Municípios-CNM, que no dia 31.10.2017, não permitiu que fosse feita a distribuição dos convites, divulgando o 10º Congresso da ABRACAM, na sede daquela entidade, que ora realizava um Seminário. Lamentável a atitude da CNM, uma vez que em situação idêntica, sempre foi permitida a divulgação dos seus eventos nas dependências da ABRACAM. As moções foram aprovadas por aclamação.
Questões como Pacto Federativo, Pauta Municipalista, Autonomia Municipal foi discussão prioritária dos participantes, abrilhantando o conteúdo programático do 10º Congresso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Categories: Notícias

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox