Câmara e Senado têm número recorde de candidatos à reeleição

17 de 24 senadores investigados na Lava Jato tentarão a reeleição

Pelo menos 35 senadores dos 54 eleitos em 2010 vão disputar a reeleição este ano, segundo levantamento do Estado de São Paulo. É o número recorde de interessados em renovar o mandato dos últimos 24 anos.

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), em 2010 a taxa de reeleição ficou em 53,7% em 2010 e 61% em 2002. Este ano, o porcentual é de 65%.

A renovação este ano deve ser baixa também entre os deputados federais. Ainda de acordo com o jornal, cerca de 90% dos atuais detentores de mandato na Câmara devem buscar a reeleição. A taxa também é recorde de acordo com os registros históricos. A taxa vai de acordo com a projeção do Diap ao Congresso em Foco.

Entre os senadores que não tentarão a reeleição, segundo a reportagem, sete ainda não se decidiram para qual cargo irão concorrer; cinco vãos disputar governos estaduais; cinco devem deixar a política; e dois tentarão a Câmara dos Deputados.

Dentre os senadores que tentarão a reeleição, 17 foram atingidos pela operação Lava Jato. Isso quer dizer 70% dos 24 senadores investigados na operação vão buscar mais um mandato em outubro. São os casos de Romero Jucá (MDB) e Aécio Neves (PSDB), por exemplo. Já Gleisi Hoffmann (PT) deve optar por uma vaga na Câmara ou ser vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A renovação do Congresso, portanto, tende ser menor este ano do que em outras legislaturas. O sintoma é gerado pelo fim das doações empresariais e tempo de campanha reduzido. Desta maneira, partidos preferem utilizar recursos do fundo partidário para garantir nomes que já são conhecidos do público ao invés de investir em novatos.

Categories: Notícias

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox