ABRACAM REALIZA O 10 º CONGRESSO BRASILEIRO DE CÂMARAS MUNICIPAIS

Por Milton Atanazio
A ABRACAM- Associação Brasileira de Câmaras Municipais, realizou no período de 05 a 07 de dezembro de 2017, no auditório do Hotel Carlton, em Brasília, a 10ª edição do seu Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais, consagrando este evento anual da Entidade Representativa das Câmaras Municipais e Vereadores e Vereadoras de todo o país.
O chamamento à Brasília, foi feito por seu presidente nacional Dr.Rogério Rodrigues da Silva, que recebeu, dos mais distintos cantões da nação, representantes dos legislativos municipais que vieram à Capital Federal, para discutir e propor soluções conjuntas, em meio às turbulências políticas em que passa atualmente o país.
Questões como Pacto Federativo, Pauta Municipalista, Autonomia Municipal foi discussão prioritária dos participantes.

Segundo o presidente Rogério, “o momento pede diálogo e nós da ABRACAM estamos chamando os Prefeitos, Vereadores, Vereadoras, Ministros, Deputados federais, Presidenciáveis, enfim, todas as pessoas responsáveis que queiram discutir o Brasil, os assuntos municipalistas e propor soluções conjuntas. Aqui neste congresso em Brasília vamos mostrar nossas forças”, manifesta.

“Nessa corrente municipal, é essencial que os elos municipais (prefeitos e vereadores), se unam no objetivo comum. Vamos debater e propor soluções firmes”, finaliza.

Segundo a organização do evento, este ano, atendendo a uma quantidade expressiva de sugestões, foram alterados os horários das palestras, sendo que no primeiro dia, cumpriu-se o horário das 08h às 18h, com intervalo de almoço, e nos dias seguintes, a tarde foi liberada para que os participantes pudessem concluir as agendas no Congresso Nacional com seus deputados federais e senadores, ou em algum ministério.

A programação foi bem diversificada e foram tratados temas como:
• Os novos desafios do Legislativo e o Mandato do Vereador, com os palestrantes Dr.Rogério Calazans (Advogado especializado em Direito Público), Luiz Kirchner (Cientista político e Diretor Estratégico da Abracam), Clodoaldo Monteiro (Diretor da Simples Informática/Diário Oficial Eletrônico);

• Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), com os palestrantes Dra.Ieva Lazareviciute ) e Dra. Livia Maria da Costa Nogueira (PNUD-ONU – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Gilmar Dominici, Diretor da ABM – Associação Brasileira de Municípios, Dra. Gisele Victor Batista (Diretora da Harpia Meio Ambiente);

• Programa do Governo Federal de Interesse do Município, com os palestrantes Dr.Tiago Bataglini, da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, Dr. Edércio Bento – Ministério do Planejamento e Gestão;

• A necessidade de um Novo Pacto Federativo do Brasil/Agenda Municipalista, com os palestrantes George Hilton – Deputado Federal e ex-Ministro dos Esportes e Dr.Valter Shuenquener Araújo – Juiz Federal e Professor de Direito Administrativo da UERJ.

Categories: Notícias

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox