ABRACAM promove curso de formação e qualificação de  vereadores  em Teresina-PI

Rogério Rodrigues da Silva, , Gil Carlos Modesto Alves e César Rômulo Rodrigues Assis

O presidente da ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras Municipais, Dr. Rogério Rodrigues da Silva, fez a abertura, no auditório da Associação Piauiense de Municípios do Curso de Formação e Qualificação de Vereadores promovido pela ABRACAM em Teresina.

APPM

O curso, apoiado pela  Associação Piauiense de Municípios (APPM), ocorre entre os dias 8 e 10 de novembro e tem como objetivo formar e qualificar os vereadores do estado do Piauí.

O presidente Gil Carlos Modesto Alves da APPM prestigiou o evento. A Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) foi criada em 13 de janeiro de 1979, na cidade de Campo Maior, motivada pelo auge do movimento municipalista que mobilizava o País na década de setenta. Na época, o Piauí tinha apenas 114 municípios e a Entidade foi fundada inicialmente como órgão específico dos prefeitos.

Somente durante a gestão de Júlio César de Carvalho Lima (1989/1990) a APPM ganhou uma reformulação estatutária, passando a ter nova missão e um novo nome: Associação Piauiense de Municípios, permanecendo, no entanto, a mesma sigla, uma vez que assim a Entidade era conhecida, e a mesma essência: buscar o bem comum dos municípios, visando o desenvolvimento dos ideais municipalistas.

A missão institucional da Entidade consiste na prestação de serviços, articulação com outras esferas do governo e atuação como instrumento de reivindicação de causas dos interesses dos municípios que a compõem. A partir de suas alterações estatutárias, a APPM introduziu nos seus objetivos, ações voltadas para a melhoria da gestão pública, configurando-se como uma nova tendência das administrações municipais, apresentando impactos diretos e positivos nos níveis de aceitação e credibilidade dos gestores.

ABRACAM

O presidente da ABRACAM, Rogério Rodrigues, ressalta a importância de investimentos em qualificação para a modernização da gestão municipal. “O curso faz parte de um projeto que estamos desenvolvendo em todo o Brasil, que tem como objetivo promover a qualificação e aprimoramento dos conhecimentos. A câmara municipal é um importante instrumento de controle, portanto se faz necessário que os vereadores estejam aptos para realizar as funções de legislar e fiscalizar. Nesse sentido, o curso visa discutir os processos legislativos e as funções fiscalizadoras e legislativas. Além disso, ainda vamos debater sobre as comissões processantes, a oratória parlamentar e a modernização das câmaras municipais”, concluiu o presidente.

O curso é conduzido por: Dr. Rogério Rodrigues da Silva (presidente da Abracam), Dr.César Rômulo Rodrigues Assis (Vice-presidente Jurídico Nacional), Luiz Kirchner (Diretor Estratégico) e o jornalista Paulo Otaram ( Consultor de Comunicação ).

Categories: Notícias

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox